Sobre o Projeto
A exclusão social dos jovens da esfera social, cívica e democrática devido ao desconhecimento das oportunidades de capacitação e desenvolvimento humano é um problema que se vai fazendo sentir entre a camada jovem e advém de um conjunto de fatores que afeta não só os próprios, como igualmente quem articula diretamente com os mesmos.
Com isto em mente, e sendo a capacitação um dos seus valores mais importantes, a Psientífica viu no processo de acreditação uma mais-valia para agilizar e sustentar a continuidade do trabalho já por si exercido, mediante o desenvolvimento de competências chave, competências técnicas, experiências e aprendizagens que serão relevantes para a construção do futuro dos jovens e para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos.
Esta página dedica-se ao quarto ano de acreditação, de 2024 a 2025, em que a Psientífica contou com 3 atividades principais, 2 Training Courses (TC) e 1 Youth Exchanges (YE).
Objetivos


A Acreditação a 7 anos tem objetivos transversais a todos os anos da sua implementação:
-
Criar oportunidades inclusivas e igualitárias para todos os jovens, especialmente os com menos oportunidades, promovendo a sua participação ativa na sociedade.
-
Capacitar os jovens para que sejam mais conscientes do que querem para o seu futuro, tornando-se agentes de mudança social: ativos, participativos e responsáveis.
-
Incentivar a participação cívica, social e democrática, com impacto positivo a longo prazo nas gerações futuras.
-
Sensibilizar e divulgar as prioridades europeias para a juventude, como a Estratégia da UE para a Juventude 2021-2027 e os Objetivos da Juventude Europeia.
-
Reforçar o sentimento de pertença à comunidade europeia, promovendo o envolvimento de todos na construção de uma Europa mais coesa, inclusiva e participativa.
No 4º ano, e após uma ocultação das necessidades de ambos técnicos e jovens, definiram-se os seguintes:
-
Fomentar novas parcerias estratégicas europeias no âmbito do Erasmus+ (Ação-Chave 2), promovendo a colaboração entre organizações da juventude com base em prioridades partilhadas como inclusão, participação democrática e igualdade.
-
Promover a consciencialização crítica sobre o aumento do extremismo e da radicalização entre os jovens, criando espaços seguros de diálogo intercultural e reflexão sobre os fatores de risco e estratégias de prevenção.
-
Desenvolver competências de técnicos e jovens líderes na comunicação eficaz e na gestão positiva de conflitos, reforçando a capacidade de atuação em contextos multiculturais e desafiantes.
-
Incentivar a partilha de boas práticas e metodologias educativas entre organizações parceiras, contribuindo para a inovação e qualidade no trabalho com jovens a nível europeu.
Atividades do projeto
TC1: PBA: Social Innovation
-
Data: 14 a 18 de abril
-
Local: Luso, Portugal
-
Número de participantes: 22
A PBA focou-se na criação de projetos colaborativos no âmbito do programa Erasmus+. Durante uma semana no Luso, reuniu técnicos de juventude de várias organizações europeias para fortalecer parcerias estratégicas e idealizar propostas KA2 para futuras candidaturas. A atividade integrou metodologias inovadoras, como o LEGO® SERIOUS PLAY®, e resultou na conceção de projetos sobre temas como direitos das mulheres, migração, ação climática e inclusão social.




Objetivos
-
Fortalecer parcerias europeias entre organizações da juventude com interesse comum na inovação social, inclusão e participação ativa dos jovens;
-
Apoiar a criação de projetos colaborativos KA2 no âmbito do programa Erasmus+, alinhados com as prioridades europeias;
-
Explorar metodologias participativas e criativas, como o LEGO® SERIOUS PLAY®, para promover a inovação no trabalho com jovens e no desenho de soluções para desafios sociais;
-
Capacitar técnicos de juventude para a escrita de projetos, através da partilha de boas práticas, exercícios de co-criação e análise de desafios concretos;
-
Estimular o pensamento crítico e a colaboração, fomentando o desenvolvimento de propostas relevantes, inclusivas e com potencial de impacto a nível local e europeu.
YE1: Turning Tides
-
Data: 7 a 11 de julho
-
Local: Luso, Portugal
-
Número de participantes: 24

O Turning Tides foi um intercâmbio de jovens focado na reflexão crítica sobre o extremismo, a radicalização e os seus impactos nas sociedades atuais. Reuniu jovens de Portugal, Grécia, Polónia e Lituânia para uma semana de aprendizagem intensiva, diálogo intercultural e crescimento pessoal.
Através de dinâmicas de grupo, debates e metodologias participativas, os participantes exploraram as causas e consequências da radicalização, os preconceitos que moldam as nossas perceções e as formas como estes fenómenos afetam as comunidades. O intercâmbio proporcionou ainda um espaço seguro para desenvolver estratégias de prevenção, promover o pensamento crítico e capacitar os jovens enquanto agentes de mudança na construção de comunidades mais tolerantes, conscientes e inclusivas.
Nas palavras dos nossos jovens “Foi realmente fantástico. Superou as minhas expectativas em relação aos programas Erasmus+, porque me fez perceber que não se trata apenas de uma viagem gratuita a outro país e provou-me que há muito mais a ganhar com isso. Aprender, fazer novos amigos, que devido à intensidade das atividades acabamos por criar laços, aprender sobre outras culturas e, em geral, abrir um novo círculo que a partir de agora só vai crescer e nunca se fechar. Gostei muito.” e “O Luso 2025 foi uma experiência absolutamente nova para mim, mostrando-me mais uma vez que a ligação com jovens de toda a Europa é uma realidade brilhante em que vivemos. Com os mesmos valores e muitas opiniões diferentes, o Turning Tides conseguiu mostrar que, com um objetivo comum de enfrentar o extremismo, podemos alcançar coisas que seriam consideradas inatingíveis.“




Financiamento e apoio
Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e CES
A Acreditação a 7 anos é um projeto financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e CES.
A Agência Nacional Erasmus+ Juventude Desporto e CES é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades dentro do programa Corpo Europeu de Solidariedade. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN Erasmus+ Juventude Desporto e CES apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.
Praça Conde de Águeda
3750 - 101 Águeda
(+351) 234 029 931
© 2025 Psientífica