Sobre o Projeto
O projeto EVÁ – European Volunteers in Águeda é um projeto de parcerias de voluntariado europeu desenvolvido no Centro de Juventude de Águeda. Esta página refere-se ao projeto 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080440.
A mobilidade individual é de 180 dias e decorreu durante o ano de 2023.
O consórcio é constituído por:
-
Service Volontaire International - Solidarites Jeunesse Vietnam – Bélgica
-
Volonterski Centar Skopje – Macedónia do Norte
-
Kreisjugendwerk der AWO Karlsruhe-Stadt – Alemanhã
-
Younet APS - Itália
-
Association CUBIC -Cultur & Bildung im Context – Áustria
-
The Association of Estonian Open Youth Centers – Estónia
Necessidades
-
Impulsionar o envolvimento, a ligação e a capacitação dos jovens na esfera social, cívica e democrática, de modo a promover a sua inclusão social através de atividades de voluntariado;
-
Promover as oportunidades de voluntariado para a capacitação e desenvolvimento pleno dos jovens, mediante o reconhecimento dos seus interesses e ambições;
-
Sensibilizar e disseminar as estratégias e prioridades europeias no âmbito da juventude, coresponsabilizando cada um na consolidação de uma comunidade europeia fortalecida.
Objetivos
-
Desenvolvimento de ações e atividades de voluntariado com foco na inclusão social dos jovens, na capacitação e na participação social, cívica e democrática;
-
Capacitação dos jovens voluntários através do desenvolvimento de competências e experiências múltiplas, ajustadas e apelativas;
-
Sensibilização e disseminação das estratégias e prioridades europeias no âmbito do voluntariado.
Os voluntários
Atividades do projeto
Resumo de projeto
No decorrer do projeto foi cumprida a principal atividade, a Mobilidade Individual:
Mobilidade Individual – Os voluntários promoveram solidariedade, inclusão, tolerância e interculturalidade, através de atividades de nas escolas do municípios, nas atividades do CJA e em instituições ao nível de disseminação de oportunidades na área da juventude e atividades de promoção de solidariedade e interculturalidade para a comunidade, com foco em jovens, mas com outros targets incluídos, como crianças, idosos e animais; Os voluntários participaram também em sessões de mentoria reforçada, apoio técnico com reunião semanal, reflexão individual e em grupo, e envolvimento no processo de tomada de decisão; atividades de monitorização e avaliação do projeto; apoio linguístico online (OLS) e presencial com uma professora, desenvolvimento de atividades nos stakeholders, workshops para desenvolvimento de competências e conhecimento de programas como Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade (CES).
Formação à chegada
As atividades iniciais de team building tiveram o intuito de o grupo se conhecer e fortalecer o espírito de equipa, motivar para o projeto, conhecer a instituição e o contexto, trabalhar a coesão de grupo, as expectativas e o bem-estar dos voluntários, direitos e deveres. Este tipo de atividades permitiu aprofundar as relações sociais e o conhecimento pessoal através de metodologias de educação não-formal para trabalhar a inteligência emocional dos voluntários.
Este tipo de atividades permitiu aprofundar as relações sociais e o conhecimento pessoal através de metodologias de educação não-formal para trabalhar a inteligência emocional dos voluntários. Estas atividades foram desenhadas e implementadas pelos voluntários de um projeto que estava a decorrer ao mesmo tempo, sob supervisão.
Apoio Linguístico, Mentoria e Supervisão Técnica
Os voluntários aprendem a Língua Portuguesa através do Online Linguistic Support (OLS) e com uma professora de português para estrangeiros. Os voluntários têm encontros constantes com os seus mentores e, uma vez por mês, os voluntários têm a mentoria reforçada, na qual partilham expectativas, gerem o seu mundo interno e fazem dinâmicas de promoção da coesão de grupo e do bem-estar emocional. A supervisão técnica capacita o desenvolvimento, implementação e avaliação das atividades e todas as semanas há um momento privilegiado de reflexão e integração de informação para promover o crescimento dos voluntários em termos pessoais e sociais.
Workshops de Línguas
Os voluntários oferecem à comunidade semanalmente, workshops de inglês para nível iniciante e avançado. Os workshops são gratuitos, tendo por objetivo promover a interculturalidade e aumentar as competências linguísticas da população de Águeda. Contam com mais de 20 participantes por sessão.
School of life
Encontros online com idosos institucionalizados que promovem a interculturalidade e a intergeracionalidade. Os voluntários encontram-se semanalmente com a AFA –Associação Fermentelense de Assistência a Crianças e Pessoas de Terceira Idade e mensalmente com o Jardim Social de Travassô onde partilham experiências de vida, pedem conselhos e dicas, discutem temas correntes, entre outros temas com os idosos.
Apoio nos projetos
Os voluntários têm auxiliados os gestores de projeto da Psientífica e do Centro de Juventude de Águeda no planeamento e implementação dos projetos Erasmus + (Ka1 estratégico,SDG Labs, Active Youth, Innovate NOW, In a Nutshell e DIGIVOGUI) e Portugal Inovação Social (INCUBA JÁ). Sendo preparados para a dinamização de atividades com diversos públicos alvo, com base em Educação Não Formal
Mundial de Motocross
O Águeda Action Club – ACTIB convidou os voluntários a estarem presentes a auxiliaram na preparação para o Mundial de Motocross, no Crossódromo Internacional de Águeda.
Apoio à D'orfeu
Os voluntários auxiliaram na preparação e implementação de alguns eventos, como a Outonalidades e Festival i!, realizados pela d’Orfeu.
Sessões nas escolas do município
Sessões nas várias escolas para promover a solidariedade e interculturalidade, disseminação do programa Erasmus+ e CES, e outros tópicos que os professores acharem pertinentes (como a promoção de competências de empreendedorismo, apelo à inclusão, dinamização da feira das profissões, consciencialização para os ODS, etc).
Parceria Bela Vista
A partir de Janeiro de 2023, semanalmente os voluntários colaboraram 5 atelieres com as crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da instituição. Durante os mesmos, detiveram a oportunidade de mostrar a crianças com idades compreendidas entre os 4 e 10 anos a culinária do seu pais, música e dança tradicional e ainda trabalhar com as mesmas histórias educativas através da Educação Não Formal.
Parceria Cabeço Santo
Semanalmente os voluntários vão auxiliar a Associação Cabeço Santo – Recuperação Ecológica e Paisagística que se à recuperação de áreas ecologicamente degradadas pela exploração florestal desadequada de espécies exóticas e pela expansão de espécies invasoras, promovendo o valor ecológico e paisagístico dessas áreas através da recuperação e da instalação de espécies da flora autóctone e da remoção de espécies exóticas.
Águeda Living Lab
O ALL é um espaço aberto à comunidade para o encontro de ideias, experiências, conhecimento, criatividade e inovação, onde se organizam workshops e outras iniciativas demonstradoras de tecnologia, com o objetivo de estimular uma perspetiva de real exploração e experimentação. É igualmente um espaço dedicado ao desenvolvimento de soluções interativas e inovadoras, orientadas para a comunidade. No Águeda Living Lab, os voluntários aprenderam sobre robótica, impressão e modelação 3D e acompanharam jovens nas suas atividades tecnológicas.
Projetos pessoais
As voluntárias Anouk e Andrijana criaram o seu projeto pessoal de Language Exchanges, reunindo em diferentes cafés da região jovens com diferentes nacionalidades e promovendo a troca de idiomas em ambiente multicultural. Participaram mais de 10 jovens em cada sessão.
A voluntária Vanessza deu aso, semanalmente no parque do alto da vila a aulas de zumba gratuitas para a comunidade, compreendendo um total de 7 participantes por sessão.
Formações
Além do acompanhamento assíduo em termos de capacitação para o planeamento, implementação e avaliação de atividades, ao longo do projeto foi providenciada aos voluntários formação sobre:
-
Erasmus+ Juventude em Ação
-
Corpo Europeu de Solidariedade
-
Escrita de projetos
-
Planificação de atividades
-
Educação formal, não-formal e informal
-
História de Portugal
-
Construção de Planos de Sessão
-
Robótica, impressão e modelação 3D
-
Workshop sobre edição de vídeo
-
Youthpass e Key Competences
-
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
-
Youth Goals
Financiamento e apoio
Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e CES
O EVÁ é financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e CES.
A Agência Nacional Erasmus+ Juventude Desporto e CES é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades dentro do programa Corpo Europeu de Solidariedade. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN Erasmus+ Juventude Desporto e CES apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.
Corpo Europeu de Solidariedade
O Corpo Europeu de Solidariedade(CES) é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. Depois de se inscreverem, os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade podem ser selecionados e convidados a integrar uma vasta gama de projetos. Os projetos apoiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade podem durar entre dois e doze meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia. Todos os jovens participantes no projeto pertencem ao CES.
Praça Conde de Águeda
3750 - 101 Águeda
(+351) 234 029 931
© 2023 Centro de Juventude de Águeda